OFICINA CULTURAL DE UBERLÂNDIA



Olá pessoal, hoje vamos estar conhecendo a história de um patrimônio importantíssimo da nossa cidade, espero que gostem! 

Endereço: Rua Tiradentes, 24, Bairro Fundinho - n° 67
Cidade: Uberlândia – MG
Funcionamento: 2ª a 6ª feiras - 12h às 18h
Telefone: (34)3231-8608 

E-mail: oficinacultural@uberlandia.mg.gov.br

Bom gente, a história desse belo patrimônio histórico data do início do século 20 e tem suas origens históricas ligadas à energia elétrica em Uberlândia. Em 1929, a Companhia Prada de Eletricidade comprou o prédio localizado na esquina da Avenida João Pinheiro e Rua Tiradentes, um imóvel de dois pavimentos da Companhia de Força e Luz. Na mesma época, no terreno ao lado, na Rua Tiradentes, o Coronel Clarimundo Fonseca Carneiro, um dos fundadores da Companhia, construiu sua residência. A construção desses dois imóveis é atribuída a Cipriano Del Fávero e a Fernando Vilela. Integram ainda ao conjunto arquitetônico, o pátio e três anexos, que foram utilizados como residência dos gerentes da Companhia Prada. Em 1973, a CEMIG - Companhia Energética de Minas Gerais - encampou a Companhia Prada, e a casa deixou de ter uso residencial para abrigar apenas funções administrativas.


Já em 1995, na administração do Prefeito Paulo Ferola e da Secretária de Cultura, Creusa Resende, a Prefeitura de Uberlândia adquiriu o imóvel, realizou adaptações para abrigar a Oficina Cultural e vem se consolidando como espaço de programação versátil, mas, sobretudo, voltado a promover ações e projetos de formação, qualificação e aperfeiçoamento da comunidade, fomentando a experimentação em arte e cultura, apresentando uma ampla programação enfatizando as mais diversas linguagens e técnicas, como artes plásticas, dança, artesanato, literatura, música, teatro, além de exibições de filmes, exposições e a realização de projetos permanentes e apoio à produção artística local. Localizada na Praça Clarimundo Carneiro, nº 204, Bairro Fundinho, esta unidade da Secretaria Municipal de Cultura, foi implantada em 1995, sendo a primeira Oficina Cultural do Estado de Minas Gerais.


A Oficina Cultural de Uberlândia, tem uma ideia clara de cultura e o seu papel no processo de cidadania, realizando uma política pública cultural, que trabalha diretamente com as práticas artísticas. A meta é tornar a cultura um instrumento do desenvolvimento humano. Atende á demanda da população, contribuindo para a ampliação do repertório cultural e do imaginário de sua clientela. A programação cultural da Oficina Cultural de Uberlândia é composta por atividades gratuitas, em diversos formatos como oficinas, vivências, ciclos de palestras, ciclo de estudos, processos de criação, espetáculos, visitas monitoradas, além de apoio logístico e institucional para produtores artísticos locais.

Por hoje é isso, já já teremos mais informações e novidades sobre a Oficina!

Por: Ana Laura da Silva.

2 comentários:

  1. Olá, gostaria de informar que a última foto da publicação corresponde à Casa da Cultura (onde eu trabalho) e não à Oficina Cultural.

    ResponderExcluir
  2. Preservar a memória arquitetônica da verticalização dos grandes centros é necessário para manter a identidade de seus cidadãos.

    ResponderExcluir